17 outubro 2010

Experiência com gravidez

Olá a todos,


Nós entramos hoje na 39a semana de gestação e posso dizer que até agora foi bem mais fácil do que eu imaginava. Claro que para uma atleta de rendimento pensar em gravidez é algo que preocupa, pois nosso corpo é nossa ferramenta de trabalho e eu tinha várias questões como "se conseguiria engravidar mesmo com um percentual de gordura corporal tão baixo", "se poderia continuar a praticar esporte", "se conseguiria voltar ao mesmo nível de performance após a gravidez", entre outras...


Hoje acabo de voltar de um treino onde subimos o Mont Saint Anne a pé (aproximadamente 50min de caminhada morro acima) e posso dizer que esporte e gravidez são totalmente compatíveis para mim e que com um acompanhamento correto não compromete nem a saúde do bebê nem a da mãe.


Eu consegui durante toda a gestação me exercitar, tomando bastante cuidado com a intensidade do exercício e monitorando minha frequência cardíaca em todas as atividades físicas. Felizmente tivemos a ajuda de excelentes profissionais da área da saúde tanto no Brasil quanto no Canadá, que me deixaram segura quanto a decisão de continuar minhas atividades físicas durante a gestação e isso me ajudou muito principalmente mentalmente, pois sou “viciada” em esportes.

Quanto aos nossos projetos, esta foi uma fase muito intensa, onde eu pude me dedicar ainda mais à passar minha experiência como atleta à adolescentes esportistas (tanto na modalidade Cross country ski quanto no Mountain Bike). Isso exigiu muito esforço para organizar tudo, principalmente a parte internacional do MTeenB, mas valeu a pena pela oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento esportivo e também poder proporcionar uma experiência pessoal única para estes atletas. Confira aqui: MTeemB e RollerSki   

Agora estamos na fase final e gostaria de agradecer à todos que fizeram parte deste período, sendo apoiando nossos projetos, enviando conselhos e parabéns, ou simplesmente acompanhando nossa evolução. É muito bom saber que não estamos sozinhos e poder receber o apoio de todos vocês.

Agradecimentos especiais à CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve) por me apoiar durante este período e também à Scott bicicletas e à CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) que nos ajudaram a transformar o sonho do Projeto MTeenB em realidade. E claro, obrigada "papai do céu" por nos abençoar com esta experiência maravilhosa.


Mandarei notícias em breve sobre o nascimento do nosso baby!
Cordialmente,
Jaque Mourão

8 comentários:

  1. Muito bacana, Jaque! Parabéns e felicidades sempre!

    ResponderExcluir
  2. Quando vc ganhar o neném,ele já vai sair pedalando!!!rssrsrs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei mto tempo sem dar uma passadinha por aqui, mas agora me atualizei completamente hehe Admiro muito você, como atleta, como pessoa, como exemplo... E em breve tenho certeza que será uma powerful mãe hehe Muita saúde e felicidades sempre!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque, acho que já deve ter nascido!!! Afinal qual o nome que vc deu!!! Parabéns!!!! Vc vai ver que é muito legal.... a Luisa já está com 1ano e 6 meses e curto muito ser mãe!!!!
    Qualquer dica que queira pode me escrever!!! Bjs da sua aluna Bea do cross country

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que esta tudo indo bem com você com seu bebê, você esta linda! Estamos muito felizes com isso por aqui e com seus projetos também parabéns a você e ao Guido muitas felicidades você merece sempre o melhor.
    Todo mundo que pratica MTb tem você como uma verdadeira heroína do esporte e a respeitamos muito como pessoa e como atleta você é sensacional e agora nos representamos na neve também isso só pode ser motivo de grande orgulho principalmente para nós Mineiros!

    abraço e tudo de bom na sua vida!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Jaquelina, gostei do seu blog, já o estou seguindo.

    Sou do Portal Mulher Atleta e nosso objetivo é Promover, Encorajar e Apoiar a Participação das Mulheres no Esporte. Venha conhecer: http://mulheratleta.blogspot.com/

    Estamos de portas abertas para divulgar seu trabalho, resultados e notícias. Basta enviar para mulheratleta@gmail.com

    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Lindo Jaque parabéns por mais esse anjinho na terra, que ele venha abençoado por Deus pra dar mais felicidade a vc, ao Guido e a toda sua familia!
    um super bj
    Ju e Lucas Branquinho da Fonseca

    ResponderExcluir