O BIATHLON

O Biathlon é um esporte que se originou no norte da Europa como método de caça e de guerra. Ele consiste na combinação de esqui cross country e tiro ao alvo, nas posições deitada e em pé e a uma distância de 50 metros. Cada erro é penalizado com uma volta de 150 m ou mais um minuto no tempo de esqui, dependendo do tipo da prova (sprint, perseguição, individual, largada em massa e revezamento). O grande número de fatores que influenciam o resultado no Biathlon (parte física, psicológica, preparação dos esquis, regulagem da carabina e condições climáticas) torná-lo muito emocionante e, por isso, é o esporte de inverno mais assistido na televisão.
Jaqueline iniciou esta nova modalidade em 2010, a atleta nunca havia praticado tiro, mas com a determinação e força de vontade que a caracterizam, ela começou a competir no mesmo ano. Já no final de 2011, a atleta já conseguiu o inédito índice para participar do Campeonato Mundial de Biathlon, escrevendo mais uma vez seu nome na história do esporte brasileiro e dando o primeiro passo para a classificatória olímpica (Sochi 2014).
Em 2011, Jaque foi ainda mais longe, além do Mundial, ela conquistou o índice para o Brasil em Copas do Mundo, sendo este o evento principal desta modalidade e os critérios de classificação muito exigentes. Em 2012, Jaqueline estreiou nas Copas do Mundo, representando o Brasil em quato etapas deste circuito e ainda participou novamente do Campeonato Mundial de Biathlon, conquistando pontos preciosos para aproximar ainda mais o Brasil rumo à esta vaga olímpica inédita (Sochi 2014).
Caso a atleta confirme esta classificação, Jaqueline se tornará a primeira atleta a representar o Brasil em uma Olimpíada na modalidade Biathlon. Esta será sua 5a participação olímpica, em 3 modalidades diferentes, conquista nunca alcançada por outro atleta na história do esporte brasileiro e até mesmo poucos atletas no mundo conseguiram esta façanha.